• Arquiteto Elimar do Carmo

TENDÊNCIAS NA DECORAÇÃO

Sempre surge aquela dúvida sobre o que comprar para planejar e decorar nossa casa. Para te ajudar nas decisões, elegemos as tendências de decoração que você pode usar sem medo de errar!


É válido ressaltar que sempre aconselhamos nossos clientes a escolherem os itens com os quais eles mais se identificam, deixando de lado qualquer "modinha" que esteja em alta no momento. Itens da "moda" podem sair do foco rapidamente e se tornar ultrapassado (ou "fora de moda") lhe proporcionando o desejo de consumo de um novo produto em evidência no mercado.


Nossa intenção aqui não é criar ou reforçar que você precise seguir tendências, mas sim te mostrar o que está no radar do arquiteto e os motivos pelos quais esses itens estão cada vez mais presentes nos projetos do nosso escritório:

ESPAÇOS INTEGRADOS

Não é novidade que os espaços integrados estão tomando conta dos novos projetos, principalmente para casas e apartamentos com pouca metragem quadrada. Essa tendência surge com base no melhor aproveitamento dos espaços e devido a termos cada vez mais apartamentos pequenos.

METAL

Além de termos tido a ascensão do estilo industrial nos últimos anos, o metal chegou forte nos mobiliários e decorações, e apoiamos esse uso. Além de ser muito versátil como material e combinar com todos os estilos além do industrial, os mobiliários de metais tem um bom custo benefício e uma durabilidade muito maior.

Como sempre nos preocupamos com o preço em comparativo a qualidade e duração do mobiliário, o metal se tornou uma excelente opção para decorar.

HOME OFFICE

Com todas as mudanças nas estruturas das empresas, e a tendências de algumas profissões continuarem trabalhando em home office mesmo depois da pandemia, o número de clientes solicitando espaços próprios para seus trabalhos em casa aumentaram. Além disso, existe uma demanda para espaços de estudos que podem ser híbridos aos de trabalho.

CORES MARCANTES

Sempre defendemos no escritório que os clientes precisam imprimir sua personalidade nos ambientes, e nos recusamos a acreditar que a maioria das personalidades são representadas por ambientes em tons de bege e branco!!!! Já conseguimos notar que a resistência e o medo dos clientes de enjoarem ou que alguém chame sua casa "brega" estão se transformando em ousadia e criatividade. Cada vez mais as pessoas se arriscam nas cores e ficam encantadas com as infinitas possibilidades que não consideravam anteriormente.

ILUMINAÇÃO NATURAL

Duas premissas para qualquer projeto aqui do escritório são: sustentabilidade e saúde/bem-estar do morador. Felizmente, temos diversas estratégias para utilizarmos nos projetos de forma a alcançar essas premissas e uma das mais eficientes é trabalhar a iluminação natural de forma eficiente. Com ela, economizamos o consumo de energia a longo prazo e ainda causamos grandes impactos na qualidade de vida dos nossos clientes.

PAREDE VERDE

Ainda seguindo as duas premissas do item anterior, a presença de vegetação na casa tem um grande impacto positivo na qualidade de vida e bem estar do usuário. Contudo, ter espaço útil no chão para apoiar algumas plantas podem ser um problema em ambientes menores, então notamos a tendência de verticalizar os jardins e criar as famosas "paredes verdes".

Contudo é sempre válido lembrar que você pode ter os mesmos benefícios sem que as plantas estejam na parede ou que estejam na parede inteira. Pode-se fazer pequenos jardins em uma área delimitada da parede ou até mesmo dentro de molduras de quadros.

JARDIM PARTICULAR

Outra alternativa de trazer a vegetação para o cotidiano é anexado jardins aos ambientes por meio de grandes aberturas em vidro. Assim você consegue ter a sensação que a vegetação está presente sem necessariamente ela estar dentro do ambiente com você.

Como já dissemos, espaços para grandes jardins são difíceis principalmente em núcleos urbanos mais adensados, então a tendência é termos pequenos jardins privativos, onde a intenção não é complementar a paisagem com um belo jardim mas sim criar uma paisagem para os ambientes internos onde não conseguimos uma boa vista natural ou onde não podemos abrir essa vista por privacidade.

FIBRAS NATURAIS

Já podemos notar que o natural e a natureza estão muito presentes nas tendências! E para reforçar isso ainda temos a tendência de usar fibras naturais no mobiliário ou decoração. Além dos benefícios biofílicos similares ao de ter vegetação em casa (como citado anteriormente), as vibras naturais normalmente são produtos de alta qualidade e beleza.

Ainda alinhado a essa tendência, temos em certas regiões grandes artesões locais que fabricam lindas peças. Sempre incentivamos a valorização da cultura e do produto local como forma de conectar o ambiente ao seu entorno cultural, gerar o sentimento de pertencimento e identidade do nosso cliente, e ainda valorizar o comércio local.



O que você achou dessa lista de tendências? Você possui alguma em casa? Teria alguma que você não colocaria em casa? Conte pra gente nos comentários.


E que tal quer o acompanhamento de um arquiteto na hora de tomar todas as decisões de mudança dos seus ambientes? Clique aqui e agende uma reunião conosco e teremos o maior prazer em te explicar como podemos te ajudar e em tirar suas dúvidas.