• Arquiteto Elimar do Carmo

VALE A PENA CONTRATAR UM ARQUITETO?

Atualizado: Jul 9

Se você está em dúvida se precisa contratar um arquiteto para pensar planejar a construção da sua casa, esse post foi escrito pensando em você! Hoje vim te explicar um pouco sobre como decidir sobre a contratação de um arquiteto e quais são as vantagens de ter um bom projeto arquitetônico:


Devemos começar falando sobre o quesito legal: pela legislação brasileira, você precisa de um profissional da área para regularizar a construção. Resumindo de uma forma bem simplificada, você precisa de uma planta arquitetônica para solicitar permissão de construção na prefeitura da sua cidade. Pelo fato da falta de fiscalização da construção civil no Brasil, principalmente nas cidades do interior, a maioria das casas foram construídas sem um arquiteto, contudo isso acarreta alguns problemas futuros (depois da obra terminada)


Suponhamos que você precise vender esse imóvel, para isso ele tem que ser "vendável", ou melhor, ser uma construção regularizada. Caso ele não tenha sido registrado com projeto arquitetônico na prefeitura, você pode ter uma de cabeça além de mais despesas com um projeto de regularização e em alguns casos até reformas para deixar a construção em acordo com as leis do plano diretor do município.


Isso é tão comum que muitos escritórios oferecem o serviço de projeto de regularização, justamente para corrigir o erro, o que acaba saindo mais caro que ter feito o projeto antes de começar a construção, além de evitar a dor de cabeça. A seguir, vamos te apresentar os 10 MOTIVOS principais para contratar um arquiteto para sua obra ou reforma:


  1. O arquiteto é o único profissional capacitado para planejar, evitar resolver os problemas arquitetônicos, podendo conceber melhor os ambientes para o ser humano viver.

  2. Esse profissional faz o projeto arquitetônico, que é o conceito da construção, com as soluções de acordo com o espaço e as necessidades do cliente, apresentando diferentes alternativas e opções para serem escolhidas de forma mais consciente pelo cliente.

  3. Em caso de uma construção nova, o arquiteto ajuda desde a escolha do terreno. Nas reformas, avalia a estrutura que pode ser mantida e a que precisa ser renovada ou removida.

  4. A estimativa correto do que pode ser feito ou não, ajuda no melhor aproveitamento do espaço. No projeto, a circulação e a distribuição dos móveis são previstas com exatidão.

  5. A partir do projeto, o arquiteto planeja a compra do material adequado e na quantidade certa, o que evita o desperdício e resulta em economia no custo final da obra.

  6. Tento todas as plantas de execução em mãos, os profissionais envolvidos na construção conseguem traçar um melhor processo de construção. Isso evita maiores dores de cabeça com erros e atrasos nos serviços.

  7. Sem um planejamento, os erros são maiores, incorrendo em execuções e demolições até o acerto final e gerando despesas maiores que as previstas no início da obra.

  8. A obra com projeto feito por um arquiteto é mais econômica. A previsão, desde o início, de todas as instalações hidrossanitárias e elétricas evita o quebra-quebra no canteiro de obra e posteriormente nas reformas de adaptação para encaixar mobiliários e eletrodomésticos.

  9. Com o projeto em mãos, é possível planejar o melhor cronograma de obra, prevendo a ordem dos serviços. Isso faz com que um trabalho não leve a refazer o outro.

  10. Com um arquiteto envolvido na obra, naturalmente ela é mais valorizada, obtendo um valor maior de venda no mercado.


Ficou curioso de como funciona o projeto arquitetônico com um arquiteto? temos um vídeo explicando todo o processo, clique aqui e assista!

Confira também nosso vídeo sobre o tema no nosso canal do Youtube:


E que tal ter o acompanhamento de um arquiteto durante o processo? Clique aqui e marque uma conversa comigo, podemos analisar juntos o melhor serviço para o seu caso!


Conte pra gente nos comentários o que você achou deste tema! Ainda resta alguma dúvida? Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em responder todas as suas dúvidas!