• Arquiteto Elimar do Carmo

Que cor devo pintar minha casa? Entenda o Impacto das Cores nos Ambientes Internos!

Você sabia que a escolha do tom da cor usada pode influenciar na sensação que você tem dentro do ambiente?

As cores não só modificam e transformam os ambientes, como também interferem diretamente na nossa percepção do espaço. Seja pintura, revestimento ou papel de parede, as cores nos permitem passar a sensação de um espaço mais amplo, alto ou estreito usando apenas diferentes combinações em paredes e tetos, que somado aos móveis, acessórios e texturas torna-se possível solucionar sensações desagradáveis nos ambientes.

Isso acontece por causa da diferença do teor de reflexão da luz de cores mais claras para cores mais escuras. Isso pode parecer um pouco complicado, mas podemos simplificar em dois diferentes pontos:


CORES CLARAS: nos passam a sensação de que a parede está um pouco mais afastada do que ela realmente está. Ela não barra nossa visão, a nossa visão continua além da parede.


CORES ESCURAS: quando nós temos paredes escuras, a nossa visão é barrada. Então paredes escuras nos passam a sensação de que elas estão um pouco mais próximas do que elas realmente estão.


Vejamos alguns exemplos de como conseguimos utilizar cores claras e escuras pra criar diversos ambientes diferentes.


AMPLIAR:

Quando usamos cores claras nas paredes e nos tetos isso nos passa a impressão de que o ambiente é um pouco mais amplo e mais arejado.






COMPACTAR:

Já quando utilizamos cores escuras tanto nos tetos quanto nas paredes isso nos passa a sensação de que o ambiente é um pouco mais compacto, que ele fica um pouco menor e as paredes e tetos um pouco mais próximas da gente.




ALARGAR:

Se utilizarmos a parede do fundo e o teto em cores escuras e as paredes laterais em cores claras, isso nos dá a sensação de alargamento do ambiente. Parece que essas paredes mais claras estão um pouco mais afastadas e que o ambiente é um pouco mais largo.



REBAIXAR:

Se trabalharmos com um teto em uma cor mais escura e todas as paredes em cores claras nós temos a sensação de que esse teto é um pouco mais rebaixado e que o ambiente é um pouco mais largo.





AUMENTAR PÉ DIREITO:

Já se utilizarmos o teto em uma cor mais clara e as paredes em uma cor mais escura, nos passa sensação de que o pé direito é um pouco mais alto.






COMPACTAR:

E quando trabalhamos só com a parede do fundo em um tom mais escuro e todas as outras paredes e o teto em um tom mais claro isso nos passa a ideia de encurtamento, parece que aquela parede do fundo está um pouco mais próxima da gente.




Certamente você deve estar se perguntando: "Ah, mas qual dessas opções é a escolha certa para mim e para o meu ambiente?" Não existe escolha certa ou errada! Na verdade, cada escolha que fizer vai impactar diretamente na sensação que você tem dentro do ambiente. O que precisa ser feito é alinhar a expectativa com a escolha, na qual quando você escolhe uma dessas opções, você sabe qual o tipo de ambiente você criará no seu espaço.



Confira nosso vídeo sobre o tema no nosso canal do Youtube:


Ainda resta alguma dúvida? Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em responder todas as suas dúvidas! E o que acha de ser acompanhado por um arquiteto em todas essas escolhas? Venha fazer um orçamento de uma consultora!

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco