• Arquiteto Elimar do Carmo

Projeto de Interiores: Entenda mais sobre esse Serviço!

Sempre que pensamos em mudar algum espaço ou fazer aquela pequena reforma surgem inúmeras dúvidas do que fazer e se ficará realmente bom aquelas mudanças! Pesquisando referências na internet, geralmente, não somos capazes de identificar qual será o impacto daquelas escolhas no ambiente. Contudo, você pode contar com a ajuda de um arquiteto nessa hora, por meio de um Projeto de Interiores. Mas afinal, o que é um Projeto de interiores? Em qual situação ele é recomendado? Quais as vantagens? Confira esse post e boa leitura!


O que é?


Projeto de Interiores, conhecido também como Design de Interiores, é aquele que planeja, idealiza e realiza os espaços, sempre de olho na funcionalidade e qualidade de vida das pessoas que habitarão o ambiente. É imprescindível que ele sempre se atente às condições de conforto (seja térmico, iluminação ou acústico), além da ergonomia, que dita as melhores alturas e dimensões mínimas e máximas para os mobiliários e objetos.


Diferença entre entre Projeto Arquitetônico e de Interiores:


A principal diferença entre esses serviços se encontra na escala de estudo. Enquanto o projeto arquitetônico se concentra no estudo a nível de construção (alvenarias, esquadrias e revestimentos) o projeto de interiores foca na escala do mobiliário e da decoração! Mesmo que os objetivos dos dois projetos sejam o mesmo, a escala de detalhamento, os produtos entregues e a execução do projeto são bem diferentes. CLIQUE AQUI e conheça mais sobre o projeto arquitetônico.


Para que é indicado?


O projeto de interiores é um complemento do projeto arquitetônico. Idealmente, deve ser contratado junto ao projeto da construção para que se possa planejar em conjunto a construção e o layout interior. Contudo, esse serviço também é indicado para pequenas reformas e modificações dos ambientes, onde não há "quebração" e construção de paredes e aberturas, apenas em revestimentos, mobiliários e decoração. Caso a reforma tenha intervenção na construção, deve-se contratar um projeto de Reforma/Interiores.


Vantagens


Conforto: O conforto varia da estética dos espaços ao aroma do ambiente, à brisa que entra pela janela e a temperatura sentida ao entrar neles, à acessibilidade e à aplicação de tecnologias ou estratégias passivas para facilitar e melhorar a qualidade de vida do habitante.


• Melhor aproveitamento do espaço: Por meio de estudos de ergonomia e funcionalidade, é possível aproveitar cada metro quadrado da forma mais otimizada possível, utilizando mobiliário e decorações específicas para o espaço disponível, aumentando a funcionalidade do ambiente.


• Valorização do imóvel: Você tem pretensão de venda e locação? Mostrar o potencial do espaço por meio de um projeto de interiores (que não necessariamente precisa ser executado) pode agregar muito mais valor a venda. Este é um artifício conhecido como HOME STAGING VIRTUAL.

Qualidade estética: Talvez o fator mais conhecido e que não pode ser deixado de lado nessa lista é o fator estético! Sua cor, brilho, profundidade e altura determinarão se um espaço é detectado como aconchegante, seguro, estimulante, pacífico, flexível ou exatamente o oposto. Devido ao conhecimento dos materiais e produtos oferecidos no mercado, é possível agregar valor estético aos ambientes sem precisar extrapolar o orçamento.


Ergonomia: Considerando os estudos ergonômicos, é possível projetar espaços e dispositivos bem adaptados às características fisiológicas, anatômicas e até psicológicas dos habitantes e usuários de cada cômodo.


• Menor orçamento: A intenção do arquiteto é adaptar as ideias no orçamento do cliente, evitando que a construção extrapole o orçamento previsto. É possível se atingir um resultado melhor que uma reforma sem projeto utilizando-se do mesmo orçamento.


• Economia na construção: O planejamento de cada etapa da reforma evita que sejam desperdiçados material e tempo em retrabalho. O investimento inicial do projeto retorna ao bolso do cliente por meio da otimização de gastos com materiais e mão de obra.


Consequências de não ter um projeto de interiores


Entre as consequências de não utilizar um projeto de interiores podemos listar:

Mal aproveitamento da luz solar;

• Mal aproveitamento do espaço;

Pouca ventilação;

Desperdício de matéria-prima;

• Número de tomadas insuficientes;

Desvalorização da paisagem.


Produtos entregues


Os produtos que o projeto arquitetônico entrega são:

• Planta baixa; Planta de Layout, Planta Humanizada, Planta de Forro, Planta de Pontos Elétricos, Vistas, Detalhamento de Bancadas e quaisquer outros detalhamentos necessários para execução da reforma;

• Memorial descritivo com todas as especificações de materiais utilizados no projeto, bem como modelo, cor, dimensão, marca e quantidade estimada e tamanhos, para auxiliar o cliente na etapa de compra;

• Renderes da maquete eletrônica da vista dos ambientes internos.



Confira também nosso vídeo sobre o tema no nosso canal do Youtube:


Ainda resta alguma dúvida? Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em responder todas as suas dúvidas! E acha que esse projeto se encaixa na sua demanda? Venha fazer um ORÇAMENTO conosco!

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco