• Arquiteto Elimar do Carmo

Projeto Arquitetônico: entenda mais sobre esse serviço!


É bem provável que ao se pesquisar sobre construção ou reforma, você se depare com o termo Projeto Arquitetônico. Mas o que seria esse projeto? Qual sua finalidade? Para quê ou para quem ele seria indicado? Impacta na nossa vida? Possui alguma vantagem? Vale a pena fazê-lo? O que ele tem a oferecer?


Confira abaixo as informações que você precisa saber antes de contratar um projeto arquitetônico, e se ele se encaixa para você e sua construção.


O que é?


Podemos definir Projeto Arquitetônico como a representação do planejamento da ideia de um espaço, essencial para qualquer edificação. Através dele é possível estudar a melhor maneira de atender as necessidades dos usuários e a melhor forma de resolver todos os problemas envolvidos nesse processo. Assim as finalidades do mesmo é: prever possíveis problemas de execução do projeto proposto e garantir que a obra saia como planejada; planejar de forma estratégica o uso de materiais e técnicas construtivas e conceber o melhor espaço para aquele(s) usuário(s) específico(s).


Para que é indicado?


É indicado para quem está construindo ou reformando, tanto para ambientes residenciais quanto comerciais. Em caso de reforma, o projeto arquitetônico é indicado para reformas que farão alteração em paredes e aberturas, que interferem diretamente na repartição dos ambientes. Em caso de reformas em que as mudanças são feitas a nível de revestimento e mobiliário, o projeto mais indicado é o Projeto de Interiores.


Vantagens


São diversas as vantagens que um projeto arquitetônico proporciona, dentre elas, podemos citar:


Conforto térmico, acústico e ambiental: Na Etapa de estudo Preliminar da nossa metodologia de projeto, são feitos diversos estudos bioclimáticos para a localização da construção. Fatores como residencia solar, umidade relativa, direção do vento predominante (entre outros) impactam diretamente na qualidade de vida e no conforto dos usuários.


Economia na edificação construída: Com base nos estudos bioclimáticos e de entorno, é possível que tire proveito da iluminação e ventilação naturais, possibilitando economia de energia ao longo da vida da edificação.


Melhor aproveitamento do espaço: Por meio de estudos de ergonomia e funcionalidade, é possível aproveitar cada metro quadrado da forma mais otimizada possível, muitas vezes, sendo possível agregar mais usos à construção sem necessidade de aumentar a metragem construída e evitando o desperdício de espaço.


• Valorização do imóvel: Você tem pretensão de venda e locação? Imóveis com projeto arquitetônico são muito mais valorizados no mercado imobiliário.


• Menor orçamento: A intenção do arquiteto é adaptar as ideias no orçamento do cliente, evitando que a construção extrapole o orçamento previsto. Muitas vezes, é possível se atingir um resultado melhor que uma construção sem projeto utilizando-se do mesmo orçamento.


Qualidade estética: Talvez o fator mais conhecido e que não pode ser deixado de lado nessa lista é o fator estético! Devido ao conhecimento dos materiais e produtos oferecidos no mercado, é possível agregar valor estético à construção sem precisar extrapolar o orçamento.


• Economia na construção: O planejamento de cada etapa e do produto final a ser construído, evita que sejam desperdiçados material e tempo em retrabalho nas obras. Quem nunca viu uma obra onde uma parede que acabou de ser levantada tem que ser derrubada? O investimento inicial do projeto retorna ao bolso do cliente por meio da otimização de gastos com materiais e mão de obra.


• Otimização do tempo de execução da obra: Com o projeto em mãos, o mestre-de-obra sabe todos os passos que devem ser feitos para executar sua construção, otimizando o tempo gasto para a construção.


Consequências de não ter um projeto


Entre as consequências de não utilizar um projeto arquitetônico podemos listar:


Mal aproveitamento da luz solar;

• Mal aproveitamento do espaço;

Pouca ventilação;

Desperdício de matéria-prima;

Banheiros com portas que não abrem completamente devido ao mau posicionamento das peças sanitárias;

• Número de tomadas insuficientes;

Desvalorização da paisagem;

Custos com terraplanagem por não se observar os aclives ou declives do terreno;

Excesso de corredores;

Espaços grandes ou pequenos demais.


Produtos entregues


Os produtos que o projeto arquitetônico entrega são:

• Planta de situação; Planta de implantação; Planta baixa cotada; Planta de cobertura; Cortes; Fachadas; Quadro de esquadrias;

Memorial descritivo com todas as especificações de materiais utilizados no projeto, bem como quantidade estimada e tamanhos, para auxiliar o cliente na etapa de compra;

• Maquete eletrônica da vista externa, com renderização das fachadas do projeto;

• Detalhamentos e especificações necessárias para a perfeita construção de cada detalhe apresentado no projeto.


Confira também nosso vídeo sobre o tema no nosso canal do Youtube:


Ainda resta alguma dúvida? Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em responder todas as suas dúvidas! E acha que esse projeto se encaixa na sua demanda? Venha fazer um orçamento conosco!

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco