• Arquiteto Elimar do Carmo

O QUE É CRINGE NA DECORAÇÃO?

O termo “cringe” se popularizou muito nos últimos meses pelas redes sociais. De origem inglesa, ele significa algo vergonhoso. É muito usado, principalmente, pelos jovens da Geração Z, os GenZers (nascidos entre 1996 e 2010) para apontar hábitos, gostos e costumes da geração passada que são considerados vergonhosos e constrangedores segundo eles.

Na decoração isso não é diferente. Fizemos uma pesquisa para descobrir o que a geração Z acha cringe na decoração. Se quiser saber se você e sua casa são cringe, leia nosso post e descubra!

PLANTAS NA DECORAÇÃO

Usar plantas e flores na decoração é algo considerado ultrapassado. Geralmente associado a um estereótipo de apenas pessoas mais velhas ligarem e dedicarem um tempo para cuidar das plantas.

FRASES MOTIVACIONAIS

Apesar de frases na decoração ser uma tendência, vem se tornando algo meio cafona para a geração Z. Segundo eles, muitas pessoas usam frases motivacionais das quais nem elas sabem as origens e os significados das mesmas.

LUGAR DO CAFEZINHO

Como os GenZers preferem acordar mais tarde, não ligam muito para café da manhã, até pulam essa refeição e vão direto para o almoço. Outro apontado pelos geração z é uma fixação dos millennials por tomar café o dia todo. Então ter um cantinho para tomar café é coisa de gente mais velha.


BAR

Apesar da juventude também gostar de beber, ter um cantinho de bar em casa acaba sendo considerado como “coisa de gente velha”.


FLAMINGOS E CACTOS

Antes essas estampas estavam por toda parte, tanto em objetos decorativos como estampas de roupas. Hoje isso é considerado cringe pela geração Z, não somente os flamingos e cactos como qualquer outra estampa que se torne muito utilizada.


TONS PASTEIS E METAIS ROSE GOLD

Como no item anterior, aparentemente o que se torna comum e muito utilizado se torna cringe para a geração Z. Nessa linha, as paletas de cores de tons pasteis e metais rose gold (rosê) estão ultrapassados na decoração e remetem mais à geração millennial.


HOME OFFICE

Falar sobre trabalho, pagar boletos é assunto que segundo os genZers os millennials falam muito. Mas talvez esse fator seja algo mais haver com idade e a etapa da vida em que cada geração se encontra. Daqui alguns anos, provavelmente os genZers estarão reclamando de boletos ou Pix. A mesa home office acaba simbolizando a dedicação e reclamação dos millennials com o trabalho.


DECORAÇÕES TEMÁTICAS

Decorações temáticas como Harry Potter, Friends, Disney, desenhos, animes, personagens da Marvel são algo que marcou muito os milleniums. Então ter objetos decorativos com essas temáticas é um hábito característico da geração Y.

(imagem)



DECORAÇÃO NOSTÁLGICA

Ter qualquer elemento de nostalgia na sua decoração, como pôsteres, canecas, almofadas, papel de parede, etc. que remetem a algum cantor, ator, produto, banda, série, filme ou qualquer coisa antiga que tenha marcado gerações passadas também é considerado cringe.


ESPAÇO PARA EXERCÍCIOS

Como os jovens da geração Z preferem morar perto dos lugares que mais frequentam, ter um cômodo em casa para fazer exercício físico se torna algo dispensável, é mais fácil, por exemplo, morar perto de uma academia.


MÍDIAS FÍSICAS

Usar livros ou DVDs na decoração da casa também é algo cringe, pois embora a geração Y seja adepta à tecnologia, ainda preferem algumas coisas físicas, como os livros, ao invés de livro digitais (e-books). Já para a geração Z, isso é ultrapassado e desnecessário, refletindo o gosto da geração mais jovem que cresceu já na era do advento dos serviços de streaming,

(imagem)


E então, identificou alguns elementos cringe na sua decoração ou na de algum conhecido seu? Nos conte nos comentários.


E que tal ter o acompanhamento de um arquiteto durante o processo de escolha da decoração de sua casa? Clique aqui e marque uma conversa comigo, para podermos analisar juntos o melhor serviço para o seu caso!