• Arquiteto Elimar do Carmo

NÃO CONTRATE um arquiteto/engenheiro ANTES DE LER esse post!


Quando chegamos na etapa de contratar um profissional (seja um arquiteto ou um engenheiro), assim como quando compramos um produto, devemos sempre ponderar o custo benefício do serviço. Em certos casos, o mais barato pode sair mais caro devido a problemas futuros e dores de cabeça.


CUSTO-BENEFÍCIO


Ao se procurar um profissional, deve-se ter em mente que nem todos escritórios vão entregar o mesmo produto, assim como nem todos os profissionais tem a mesma metodologia de projeto. Neste sentido, os preços de serviços como Projeto de Arquitetura e Projeto de Interiores podem variar bastante.


Mesmo como um arquiteto, sempre te aconselho a procurar mais de um profissional, para que se posa ter um comparativo entre os serviços. É importante conhecer o profissional com quem vai trabalhar pois você terá bastante contato ao longo do projeto e da construção com ele. Em uma conversa inicial, antes da contratação, pode-se perceber como é o profissional, como ele trabalha, qual o nível de conhecimento e dedicação dele com o trabalho.


Sendo assim, ao ir em mais de um profissional e ter em mãos mais de um orçamento, você conseguirá identificar as diferenças no material entregue e nas etapas de estudo de cada profissional para entender os diferentes preços.


COMO FAZEMOS AQUI NO ESCRITÓRIO:


Como exemplo disso, vou usar a metodologia que utilizamos no meu escritório:


Em nossos projetos, tanto arquitetônico como de interiores, utilizamos uma metodologia participativa, onde temos diversas reuniões para alinhar o projeto ao gosto do cliente, imprimindo nele a personalidade do cliente e não do arquiteto. Também temos como premissa fundamental em qualquer projeto os estudos preliminares de CONFORTO TÉRMICO, CONFORTO ACÚSTICO, ERGONOMIA E FUNCIONALIDADE. Esses estudos exigem tempo, conhecimento especializado e mais trabalho, porém garantem uma qualidade excepcional na qualidade de vida daquele ambiente.


Isso é o que chamamos aqui no escritório de valor agregado. ele não aparece no produto final visivelmente pra quem contrata, mas causa peso na precificação. Ao compararmos esse produto entregue com o de um escritório que não faça esses estudos, aparentemente o produto entregue no final do serviço pode ser o mesmo: plantas técnicas para construção.


Porém, suponhamos que ambos os projetos sejam o mesmo orçamento, qual você acha que "custa" mais caro? É justamente por isso que não se deve fazer aquele leilão de projetos para ver quem faça mais barato, até por que a chance desse barateamento estar lhe custando esse valor agregado é bem grande.


EXEMPLO DO MAL PROFISSIONAL


Mesmo que sejam poucos, ainda existem alguns profissionais que utilizam uma mesma planta para diversos projetos. Mesmo que seja um trabalho autoral dele, isso facilita o trabalho e diminui o custo do projeto. Porém, isso pode aumentar o custo para o cliente a longo prazo.


Imagine dois vizinhos de frente que possuem um lote de mesmo tamanho, porém com fachadas opostas (um possui a fachada principal voltada para o norte e o outro para o sul) e que construíram exatamente a mesma planta de casa. A incidência solar em ambos os lotes ocorre de maneira oposta: em uma janela onde bate o sol da manhã em uma casa, na outra vai bater o sol da tarde. em uma parede interna, onde bate sol em uma casa, na outra batera na parede oposta (devido a inclinação solar ao norte).


Em uma das casas se um quarto você acorda com aquele sol de manhã esquentando suavemente o ambiente, na outra casa o quarto pode esquentar muito por causa do sol da tarde. Se em uma casa você pode dormir com as cortinas abertas, na outra terá que manter fechada por causa do sol no seu rosto na hora de acordar. Se em uma casa você assiste TV na sala com a cortina e a janela/porta aberta para ventilar no verão, na outra não seja possível por causa do reflexo do sol na TV. Estes são alguns dos exemplos do que pode acontecer com essa prática de replicação de projeto.


Isso também serve de exemplo para a prática de buscar um projeto pronto na internet na mesma medida do seu terreno. Quando isso é feito, só é levado em consideração a quantidade de cômodos da casa e a estética da construção. Mesmo que seja uma construção feita por um arquiteto, bonita, moderna, ele não foi pensado para a sua demanda específica, ele não foi pensado para o seu terreno, e isso pode lhe causar muitos transtornos mesmo depois da obra construída.



Confira também nosso vídeo sobre o tema no nosso canal do YouTube:


E que tal ter o acompanhamento de um arquiteto durante o processo? Clique aqui e marque uma conversa comigo, podemos analisar juntos o melhor serviço para o seu caso!


Conte pra gente nos comentários o que você achou deste tema! Ainda resta alguma dúvida? Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em responder todas as suas dúvidas!

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco