• Arquiteto Elimar do Carmo

Dica: MANTA TÉRMICA

Você tem na sua casa (ou conhece alguém que tenha) aquele cômodo com telha de fibrocimento sem forro que fica insuportavelmente quente no verão? Então eu tenho uma dica que pode solucionar seu problema!


Hoje vim mostrar pra vocês uma das soluções projetuais que utilizei na reforma do meu estúdio de criação. Como tínhamos um telhado bem baixo e sem forro, a incidência do sol nele aquecia as telhas e consequentemente aquecia o cômodo. O fato de ter um pé direito baixo só aumentava a sensação de calor no ambiente!


Ao se falar em sensação térmica, não se pode omitir a diferença entre sensação térmica e temperatura! A sensação de calor ou frio dentro de um ambiente é diretamente influenciada pela temperatura externa e interna da construção, sendo uma percepção individual. Por definição física, a sensação térmica diferir muito da temperatura, pois fatores como a umidade relativa do ar, densidade atmosférica e a velocidade de propagação do vento alteram a transferência de energia (calor) entre o meio ambiente e o corpo.


Dito isso, não somente a incidência de sol na telha vai influenciar na sensação que você sente de calor ou frio dentro do cômodo, mas também a cor, os materiais usados nos interiores e fachada, o tamanho das janelas e se estão abertas ou fechadas, dentre outros. Neste post, vamos focar em solucionar o problema do telhado de um projeto em que todos os outros fatores já foram trabalhados e ainda assim não obtivemos um conforto térmico razoável.


Uma solução prática para esse caso é o uso de manta térmica própria para coberturas de telhado! Esse modelo que utilizei é feito pra ser usado embaixo das telhas, pra isolar de 60 a 85% do calor! Incrível né?



Existe no mercado diversos tipos de mandas, a mais comuns são as metalizadas, de 1 ou 2 faces! A manta de uma face é indicada para temperaturas mais amenas e a de duas faces para temperaturas mais altas! Isso vai variar da região em que você está e até mesmo a incidência de sol no seu telhado, já que em algumas situações temos telhados que recebem sol o dia todo e em outras apenas em parte do dia.


Idealmente, esse modelo de manta é utilizado entre a telha (que pode ser de fibrocimento ou outro modelo) e o forro/laje da casa. Só de ter um forro, a camada de ar criada entre o forro e a telha já funciona como um isolante térmico e melhora a sensação térmica dentro do ambiente, mas em alguns casos não tão eficiente como uma manda térmica.


Nessa reforma específica, como uma das premissas era gastar o menor investimento possível, optei por transformar a própria manta em um forro metálico para o ambiente. O telhado já se encontrava no local então a manta foi pregada abaixo da estrutura de madeira, e o forro metálico super combinou com o estilo industrial do espaço.


Confira também nosso vídeo sobre o tema no nosso canal do YouTube:


Me conte aí nos comentários, o que achou dessa ideia?

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco