• Arquiteto Elimar do Carmo

DICA: Como saber se as LÂMPADAS vão iluminar bem o ambiente? | Elimar do Carmo


Você sabe como escolher a quantidade e a potência ideal das lâmpadas ou ledes para cada ambiente? A escolha errada da iluminação pode prejudicar a qualidade da atividade exercida no ambiente bem como prejudicar até a visão do usuário! Confira abaixo como escolher corretamente a iluminação para cada tipo de ambiente:


Quanto falamos de lâmpadas (ou outras fontes de luz) temos diversas características que influenciam no consumo de energia, na cor da luz e na "quantidade que ela ilumina" o ambiente! Como vamos focar somente no potencial de luminosidade, vamos deixar para um próximo post a explicação sobre a Potência e a Temperatura dessas fontes de luz.


LUX E LÚMENS


Para fazer essa escolha, precisamos saber de dois termos bem simples que toda lâmpada/LED tem: Lux e Lúmens. Você pode descobrir essa informação na própria embalagem do produto, ou até mesmo no site da marca que você pretende comprar. Fiquem atentos pois uma lampada de mesma potencia de modelos/marcas diferentes possuem lúmens e lux diferentes!


LÚMENS (LM): é a luminosidade de uma fonte percebida pelo olho humano.


LUX (LX): é igual a luminância: a densidade do fluxo luminoso (lúmens) sobre uma superfície. É expresso pela fórmula LUX = (LUMENS / M²)


Porém como saber quantos lx / lm precisamos em cada ambiente? Para isso vamos utilizar a tabela abaixo que nos fornece a quantidade de lux para cada ambiente. Essa tabela foi retirada da norma NBR ISO8995-1 que regula a iluminância de interiores.


TABELA CONSULTA - Ambiente - Tarefas - Lux Mínimo


Sala - luz geral 50-100

Sala - Tarefas rápidas 150

Sala - Ler estudar 300

Sala de Jantar 50-200

Dormitório - Luz geral 50

Cozinha 300-500

Banheiro - luz geral 100

Banheiro - Luz espelho 200

Circulação 150

Garagem 50


COMO CALCULAR


Vamos considerar o exemplo abaixo para esse cálculo: Temos uma cozinha com uma ilha central, onde no projeto aparecem 6 pontos de luz distribuídos. Foi definido no projeto de interiores que esses pontos seriam plafons de LED embutidos no gesso, porém qual potência devemos comprar?


Consultando a tabela, temos que são necessários de 300 a 500 lux na cozinha.

Vamos usar aquela regra básica de inversão dos fatores da fórmula e vamos inverter a fórmula de LUX para Lúmens:


Lúmens = Lux * m²


Como essa cozinha mede 7 metros por 4, temos uma área de 7m x 4m = 28m²


Sendo assim, temos


Lúmens = 300 * 28= 8400lm


Sendo assim precisamos de 8400/6 = 1400 lm em cada ponto de luz. Vamos utilizar plafons de LED de 24W que fornece 1430 lm, mais que suficiente para uma boa iluminação geral.


Neste mesmo projeto, também temos 3 pendentes em cima da ilha e mais algumas fitas de LED embutidas no armário. Esses pontos de iluminação são decorativos e provavelmente não serão ligados todos os dias, Porém, são um ótimo recurso para aumentar a luminosidade em bancadas onde precisamos de uma maior iluminação pois executamos atividades mais minuciosas que exigem um olhar mais apurado.


Não existe uma regra para a distribuição dessa iluminação no ambiente: neste projeto por exemplo, como temos uma ilha central, se usarmos apenas um ponto de luz ou dois, podem gerar sombras que deixam certas áreas da cozinha mais escuras que outras. É papel do arquiteto na hora de planejar o modelo e o design do forro se atentar para isso, para propor uma distribuição adequada dos pontos luminosos. Tais pontos de luz também são propostos em projetos luminotécnicos, onde não só os pontos de luz mas também todas as informações de fiação e lâmpadas são propostos.


Outras informações também devem ser consideradas para essa escolha, como a temperatura, gasto energético, tipo de lâmpada,entre outros, mas focamos aqui só na necessidade de iluminação. Me conta aqui nos comentários o que acham de trazermos esses outros itens explicados em outro post.



Confira também nosso vídeo sobre o tema no nosso canal do YouTube:


E que tal ter o acompanhamento de um arquiteto durante o processo de escolha dos pontos luminosos e das lampadas? Clique aqui e marque uma conversa comigo, podemos analisar juntos o melhor serviço para o seu caso!


Ainda resta alguma dúvida? Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em responder todas as suas dúvidas!


  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco