• Arquiteto Elimar do Carmo

Consultoria Arquitetônica: saiba mais sobre o serviço!

Consultoria arquitetônica! O que seria isso? Qual seria sua diferença com projeto arquitetônico? Quais processos ela engloba, ou seja, o que o arquiteto oferece nesse serviço? Em que situações ela seria indicada? Deseja sanar essas e dentre outras dúvidas!? Este conteúdo vai pre ajudar a responder todas essas perguntas.


O que é?


Consultoria arquitetônica é um serviço para fazer análises, determinar diagnósticos, tirar dúvidas, apresentar soluções a partir da demanda apresentada pelo cliente. A consultoria tem o intuito de atender as demandas mais práticas e específicas. Além de não requerer muito tempo, seu valor também é bem mais acessível.


Qual a diferença dela com um projeto arquitetônico?


A consultoria arquitetônica consiste em um passo antes de um projeto. Atende o caso do cliente que necessita apenas de um esclarecimento pontual ou dicas para melhorar o aproveitamento dos espaços onde apenas uma avaliação e orientação já atenderão sua demanda e necessidade, sem gerar uma obra. O arquiteto pode até desenvolver uma planta baixa com sugestões para mudança da disposição dos espaços e organização. Entretanto, diferente do projeto arquitetônica, não chega a ser um projeto executivo completo, servindo apenas para dar um norte ao cliente.


Quais os tipos de consultoria arquitetônica?


Existem várias modalidades de consultoria em arquitetura. Resumidamente elas englobam 4 pontos:

  • Aquisição de terrenos

Topografia adequada, ventilação natural e incidência de luz solar são algumas das preocupações que devem ser levadas em conta na hora de comprar um terreno, mas poucas pessoas sabem avaliar esses pontos. Esse é um dos momentos em que o serviço de consultoria de um arquiteto é necessário, possibilitando que o cliente tome a melhor decisão de compra.

  • Design de interiores

Modificar a disposição dos móveis, trocar as cores das paredes ou mudar o estofamento do sofá são pequenas mudanças que podem transformar um ambiente com a ajuda de um consultor de arquitetura. Diferente do Projeto de Interiores, na consultoria não é feita a produção de desenhos técnicos e modelagens 3D, deixando o serviço mais rápido e com menor custo em comparação ao projeto. Para isso, tudo que precisamos são de boas imagens do local e das as medidas exatas, além de ouvir as demandas do cliente e trazer soluções criativas.

  • Compra de imóveis

Para garantir que um determinado imóvel seja bom, o comprador pode contratar o acompanhamento e a consultoria de um arquiteto. O profissional capacitado poderá encontrar problemas que passariam batido por quem não entende muito do assunto, além de sugerir mudanças pontuais e a melhor maneira de dispor os ambientes.

  • Consulta de Viabilidade

Essa consultoria é direcionada para as pessoas que já decidiram fazer alguma intervenção em ambientes porém não sabem da viabilidade das alterações. Neste caso, o profissional ouve as demandas do cliente e propõe soluções projetuais, analisando a viabilidade de cada ideia, apresentando os prós/contras, custo-benefício, o impacto na edificação e na experiência do usuário dentro do espaço.


Como a consultoria é realizada?


A consultoria é realizada em duas reuniões com intervalo de uma semana. No primeiro encontro, o arquiteto identifica os problemas, as expectativas e os desejos do cliente, reunindo o máximo possível de informações sobre a demanda específica.

No intervalo entre os encontros, é feito um estudo de caso para levantar todas as possíveis soluções projetuais. No segundo encontro, é apresentado ao cliente as soluções do estudo de caso por meio de imagens de referência, croquis, moodboards e catálogos. Posteriormente, é entregue ainda um memorial descritivo com as soluções projetuais escolhidas na segunda reunião, podendo conter moodboards, imagens de referência de móveis, cores, estampas e texturas, além possíveis fornecedores e de prestadores de serviço.

Tudo isso é feito por meio de uma visita in loco e uma segunda reunião no escritório. Mas, especialmente no caso da consultoria de interiores, há a possibilidade do processo ser realizado totalmente online — desde o envio das medidas, fotos e outras informações pelo cliente até a finalização com o memorial.

Isso torna o serviço ainda mais rápido e prático, além de possibilitar o acesso a profissionais especializados com muito mais facilidade e sem a necessidade de encontrar um espaço compatível na agenda dos dois.



Confira nosso vídeo sobre a consultoria de interiores:




Ainda lhe resta alguma dúvida? Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em responder todas as suas dúvidas! E o que acha de ser acompanhado por um arquiteto em todas essas escolhas? Venha fazer um ORÇAMENTO de uma consultoria arquitetônica, teremos o maior prazer em atendê-lo!

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco