• Olívia Rivelli

Conheça o Arquiteto Elimar do Carmo


A história do escritório se inicia com a história pessoal do arquiteto e fundador Elimar do Carmo. Desde a infância houve uma busca incessante por conhecimentos e reconhecimento acadêmico por parte do Elimar, suas medalhas e certificados em olimpíadas de várias disciplinas são prova do esforço em ampliar seus horizontes e interdisciplinarizar seu currículo ao longo do período escolar.


Ao longo do ensino médio esperava-se dele a escolha de uma engenharia como carreira a se seguir, devido ao seu destaque nas disciplinas da área de exatas. Iniciou seus estudos em engenharia mecânica - na Universidade Federal de São João del Rei - e teve destreza ao lidar com as matérias, porém passou a não se visualizar como engenheiro, sua mente criativa ansiava por maior dinamicidade. Dessa forma, viu na arquitetura uma oportunidade de atingir objetivos mais condizentes.


Como forma de auxiliar no período da faculdade, abriu uma loja de roupas em Resende Costa (sua cidade natal). Geriu esse negócio de sucesso à distância, contando com funcionárias de confiança e um conceito exclusivo na cidade, além de um gerenciamento impecável de redes sociais, aprimorada ao longo do curso.


A loja se iniciou com data de encerramento certa: a formatura, mas isso não impediu a dedicação intensa e expansão do negócio para a venda de maquiagem e decoração. Ao encerrar as atividades o espaço deu lugar ao escritório que carrega seu nome. A reforma foi feita pelo Elimar, desde o projeto à execução, passando por objetos em formato DIY (do it yourself, faça você mesmo, em tradução livre).



O planejamento e execução do espaço físico do escritório reflete a personalidade e a interpretação do que é arquitetura pelo arquiteto. No projeto, foi impresso o gosto pessoal, alinhado às demandas do espaço de trabalho. Para Elimar, o usuário é um ponto fundamental no processo de projeto, suas individualidades e seu estilo de vida devem estar presentes na arquitetura do espaço, em conjunto aos conceitos de conforto, funcionalidade e sustentabilidade.


O espaço também foi utilizado como um portfólio físico (em escala real) do arquiteto, sendo divulgado em suas redes sociais como exemplo de seu trabalho. Em paralelo à reforma, era desenvolvido pelo próprio arquiteto a criação da identidade visual e o espaço virtual – instagram e website.


O objetivo do escritório Elimar do Carmo Arquitetura consiste em criar espaços de qualidade, específicos para cada tipo de cliente e suas demandas, utilizando-se de uma metodologia de projeto participativa e recursos tecnológicos contemporâneos para impactar positivamente na qualidade de vida dos usuários/clientes.

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco