• Arquiteto Elimar do Carmo

COMO ESCOLHER SEU SOFÁ?

Atualizado: Jul 9

Pensando em comprar um sofá novo, mas não sabe qual escolher? Vem com a gente que iremos lhe ajudar! Antes de tudo, saiba que fazer a escolha errada pode trazer alguns problemas, que podem afetar o conforto, o espaço, a estética e dificultar a limpeza e a manutenção do mesmo.

Porém não existe uma escolha certa ou um modelo certo, o que existe são uma variedade de sofás com diversas características e para escolher um mais apropriado, são necessários alguns pontos que devem ser levados em consideração como o ambiente em que será usado, a utilidade, o tamanho, a cor, o tecido, o orçamento.

Abaixo listaremos alguns modelos e indicações de usos:


COM CHAISE

Chaise é um termo que vem do francês "cahise longue" e se refere a poltronas mais longas que se pode sentar com as pernas esticadas. Sofá com chaise são ideais para salas com TV e proporcionam mais conforto para deitar e relaxar. Porém se sua intenção é receber visitas, eles são pouco práticos e nada confortáveis de se sentar sem o encosto próximo. No mercado você encontra sofás com chaise em toda a extensão do assento, em apenas uma parte, com a chaise solta (como um puff que pode inclusive ser usado como mesa de apoio) e ainda os sofás retráteis que podem ser usado como chaise e como sofá normal. (Falaremos mais a frente sobre os sofás retráteis).


EM MÓDULOS

Sofá com módulos são ótimos pois permitem mudar o layout da sala de tempos em tempos, além de você conseguir montar o sofá exatamente do tamanho e com a configuração que você desejar. São muito bons para quem se muda muito, pois você pode montar a nova sala com menos módulos caso ela seja menor que a anterior, ou ainda comprar mais módulos caso se mude para uma sala maior.




FORMATO

O formato do design do sofá pode transmitir certas sensações, então trouxemos dois exemplos aqui para te auxiliar na escolha: os sofás com quinas mais retas combinam com quase todos os estilos de ambientes, são mais clássicos e atemporais. Já os mais arredondados, são mais despojados e podem facilmente ser usados em estilos mais contemporâneos ou mais ousados. Lembrando que isso não é uma regra, podendo ser usado todos os formatos em todos os estilos quando devidamente escolhidos junto com todos os outros elementos do ambiente.


RETRÁTEIS

A grande polêmica da vez. Surgiu um senso que o sofá retrátil caiu de moda e começou a ser evitado por muitas pessoas, porém, como não fazemos pouco caso de nenhum item nesse blog vamos falar sobre as vantagens desse modelo. Os sofás retráteis são muito bons para espaços pequenos, principalmente em ambientes que tem aquele formato "corredor" e o sofá fica muito próximo do painel de TV. Ele é ótimo para trazer um pouco de conforto ao assistir TV e ainda poder receber suas visitas.


COLORIDOS

Os sofás coloridos são mais ousados mas limita a decoração. Eu particularmente adoro, mas sei que você pode ter um pouco de medo dele se tornar enjoativo ou até deixar a casa um pouco "brega" se errar nas combinações. Se este for o seu caso, prefira os sofás com cores neutras, como os cinzas, preto e marrons (as cores mais usadas). Caso queira usar outras cores no seu ambiente, recomendo usar nas almofadas, mantas, tapetes... são mais fáceis e baratos de trocar caso você enjoe da cor com o tempo.


PÉ DO SOFÁ

Em ambientes pequenos, usem sofás com pés que afastam o estofado do chão. isso dá a sensação de amplitude já que conseguimos ver uma maior extensão do piso. Já os modelos em que o estofado encosta no chão, deixe para ambientes maiores e mais amplos, já que transmite a ideia de serem mais peados no ambiente.







PET EM CASA?

Se tem algum PET em casa (cachorro, gato...) o modelo de sofá não importa muito mas sim o tipo de tecido. Os tecidos de lona e o de sarja são os mais indicados nesse caso, prevendo que seu pet pode querer brincar com seu sofá. Lembrando que, para os donos de gatinhos, a melhor forma de evitar que seu pet arranhe todo o seu sofá é fornecendo outros locais que ele goste mais de arranhar (por exemplo, um arranhador).



E que tal ter o acompanhamento de um arquiteto durante o processo de escolha do seu sofá e todos os outros itens da sua casa? Clique aqui e marque uma conversa comigo, podemos analisar juntos o melhor serviço para o seu caso!

Ainda resta alguma dúvida? Entre em contato que teremos o maior prazer em responder todas as suas dúvidas!