• Arquiteto Elimar do Carmo

15 DICAS PARA ESCOLHER A COR DAS PAREDES

Atualizado: Jul 9

Quando estamos construindo ou reformando e vamos comprar a tinta nos deparamos com inúmeras opções de cores no mercado, e sempre bate aquela indecisão de como escolher a cor. Será que ficamos no neutro e confiável branco ou podemos adicionar uma cor pra deixar o ambiente mais charmoso? Hoje vamos te dar 15 dicas de como escolher a cor da sua casa/ambiente, confira:

01 - REFERÊNCIA:

Busque imagens na internet, referências de cômodos que possuem cores que você goste. Isso vai te dar uma ideia referencial do resultado final.

02 - TESTE A COR NA PAREDE:

Deve-se testar a cor na parede, para ver como a mesma ficará no ambiente com a textura e a luz local. Uma dica é pintar dois quadrados de 50x50cm em duas paredes que se encontram, pra analisar como a cor se comporta com a incidência de luz em ângulos diferentes. Lembre-se de passar mais de uma demão para cobrir uniformemente e ter uma visão melhor do resultado final. Algumas marcas vendem um vidrinho de teste com pouca tinta pra isso.

03 - TESTE EM PAPEL CARTÃO:

Se não quiser pintar a parede, teste num papel cartão ou um papelão, e veja como a tinta se comporta no ambiente colocando o papel na parede desejada. A cor resultante no papel não será exatamente a mesma da parede, mas é bem próxima e auxilia na decisão.

Assim como no teste da parede, pinte mais de uma demão no papel.

04 - TINTA SECA X ÚMIDA:

Espere sempre a tinta secar pra ver a cor pois toda tinta vai dar diferença da cor molhada para a cor seca. Se você pintou e acha que a tinta está errada ou que o tom não está bom, espere secar pra ter certeza antes de mudar a tinta ou passar outra cor por cima.

05 - ILUMINAÇÃO:

A iluminação interfere diretamente como percebemos a cor. A luz mais amarelada deixa as cores mais quente, o branco por exemplo vira um bege clarinho. Já a iluminação fria pode deixar um aspecto azulado nas cores. A transição de luz natural de dia para a luz artificial a noite também pode mudar o tom da cor. Vale fazer o teste em diferentes períodos do dia para analisar todos os tons resultantes da cor.

06 - MOBILIÁRIO E DECORAÇÃO:

A mobília também pode interferir na cor, se você tiver um sofá verde em uma sala toda branca, o branco vai refletir um tom esverdeado. Compare a cor da tinta com a cor dos itens. Leve uma amostra da cor da tinta na hora de comprar a mobília e a decoração e vice versa.

07 - PAISAGEM:

Considere as janelas e a vista da paisagem, pois as cores dela fazem parte do seu ambiente. A escolha de cor pode disfarçar ou realçar essa paisagem, dependendo da sua intenção.

08 - DEFINA A ÁREA DE CADA COR

Defina a área que você quer pintar cada cor. Se você não quer ousar muito ou tem medo de errar, pode usar uma cor base neutra (como branco, bege ou cinza) na maior parte das paredes e pintar apenas uma área menor com uma cor mais forte. Caso você goste de cores mais vibrantes, pintar parte da área com uma cor neutra pode ser uma alternativa para trazer suavidade e equilíbrio ao ambiente.

09 - COR NEUTRA:

Uma dica interessante para quem tem medo de errar ou de enjoar das cores vibrantes é usar as cores com nome "neutra" no catálogo. Isso ajuda a dar uma cor no ambiente sem necessariamente usar cores muito saturadas que podem ser mais cansativas e enjoativas.

10 - CORES FORTES:

Dá pra pintar um ambiente com uma cor bem forte? Dá sim, mas dê preferência para fazer isso em ambientes que você não permaneça muito tempo, como um lavado ou corredores. Servem bem também para hall de entrada da casa.

11 - PROPORÇÃO:

Além das combinações, pense nas proporções. Já gravei um vídeo (clique aqui para assistir) lá no meu canal do YouTube no escritório explicando um pouco sobre como diferentes proporções e cores podem impactar a nossa percepção do ambiente. Clique aqui para assistir!

12 - DESENHOS GEOMÉTRICOS

Ao mudar a pintura, considere usar desenhos geométricos como forma de adicionar textura, cor e até mesmo demarcar uma transição de um ambiente para o outro.

13 - PIGMENTOS:

Uma das opções de escolhas de cor é você comprar pigmentos e fazer sua própria cor tinta em casa, testando a cada mistura o tom na parede, isso é mais trabalhoso e a durabilidade da tinta é menor que uma tinta pronta. Porém é ótimo pra quem gosta de ousar ou já tem uma tinta comprada em casa e quer apenas dar um retoque no tom. Também é ótimo pra quem for seguir a dica anterior pois pode evitar de precisar comprar várias cores de tinta, você pode comprar apenas tinta branca e algumas bisnagas de pigmento.

14 - USE A TECNOLOGIA:

Hoje em dia temos vários aplicativos para você descobrir uma cor, ou para simular uma cor em um ambiente ou objeto! Tire proveito disso e extraia as cores das imagens de referência que falei pra vocês buscarem lá na primeira dica, e abusem dos aplicativos de simulações que mostram a cor escolhida na foto do ambiente da sua casal. Esse é o mesmo princípio usado por nós arquitetos quando mostramos a maquete eletrônica para o cliente em um projeto de interiores.

15 - LATAS E QUANTIDADES:

800ml – suficiente para pintar uma parede pequena. Rende em média 7m² de parede; 3,6L - suficiente para pintar um cômodo, rende mais ou menos 20m² de parede; 18L - chega a render uma área de 100m² de parede.

Mas isso depende muito do tom da parede que vai ser pintada e do tom da tinta. geralmente cores mais escuras e fortes precisam de mais demãos, bem como cores claras em cima de paredes que já possuem uma pintura escura. Em média, precisamos de 3 demãos. Sempre consulte o rendimento e a diluição das tintas da marca específica que você comprar. Existem no mercado tintas mais caras em que uma mesma quantidade rende muito mais que tintas mais baratas.

Confira também nosso vídeo sobre o tema no nosso canal do YouTube:


E que tal ter o acompanhamento de um arquiteto durante o processo? Clique aqui e marque uma conversa comigo, podemos analisar juntos o melhor serviço para o seu caso!

Conte pra gente nos comentários o que você achou deste tema! Ainda resta alguma dúvida? Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em responder todas as suas dúvidas!