• Arquiteto Elimar do Carmo

CLOFFICE: O QUE É E POR QUE DEVEMOS CONSIDERAR TER UM EM CASA?



O termo surge com a junção de "closet" (armário) + "office" (escritório) e se refere a espaços home office feitos dentro de armários, de forma a ficarem ocultos quando não estão sendo utilizados. Mas afinal, isso seria apenas para deixar a bagunça do trabalho escondida ou teríamos outros motivos para considerar ter um cloffice em casa?

Apesar de termos essa vantagem de evitar a preocupação com a organização, o cloffice possui uma vantagem única e neurológica: possibilitar o descanso da nossa mente nos horários em que não estamos trabalhando. E para vocês entenderem o que quero dizer sobre isso, vou usar minha especialização em Neuroarquitetura para explicar de forma bem simplificada um tipo de memória que usamos no nosso dia a dia.


Todos nós temos um tipo de memória que chamaremos aqui de memória espacial. Ela nos permite associar informações com os espaços e objetos ao redor. Uma situação muito comum desta memória e que todo mundo já passou é quando saímos de um ambiente para buscar algum objeto, e quando chegamos em outro ambiente não nos lembramos mais qual objeto fomos buscar. Contudo, assim que retornamos ao ambiente em que estávamos, nos lembramos.


Um dos motivos de isto ocorrer é a associação da informação com o lugar em que estávamos, então, assim que saímos daquele espaço o nosso cérebro "troca" as informações do antigo ambiente para o novo e acabamos com um "branco" temporário na memória até que voltamos ao ambiente em que aquela informação foi associada.


Mas afinal, por que estou falando isto? Por que isso ocorre também com relação ao nosso trabalho e estudo. Nossa mente armazena informações referentes a essas atividades que ficam conectadas com o espaço e com os objetos que usamos, fazendo deles, gatilhos para essas informações. Portanto, o melhor jeito de "esquecer" o trabalho e os estudos quando estamos tentando relaxar em casa é não ter esses ambientes e objetos presentes ao alcance de nossas vistas. Daí surge a necessidade de ocultarmos os escritórios dentro de armários por meio dos cloffices.


Em algumas casas e apartamentos maiores, é comum termos um quarto separado para escritório, e este ambiente terá as mesmas vantagens do cloffice. Contudo, por causa das adaptações de trabalhos no período da pandemia, onde muitas pessoas se viram obrigadas a adaptar suas casas para ter um espaço de trabalho, e por causa de cada vez encontrarmos apartamentos menores nos grandes centros urbanos, o cloffice surge como uma opção para quem não dispõe de um ambiente inteiro para montar seu espaço de trabalho/estudo.



Para ajudar vocês na escolha do seu cloffice, listamos algumas dicas abaixo:

- Dê preferência para fazer seu cloffice nos ambientes sociais da casa para distanciar o local de trabalho do quarto (ambiente de descanso e relaxamento). Contudo, se os ambientes sociais tiverem muito barulho e movimentação de pessoas, escolha o quarto mais tranquilo disponível.

- Você pode facilmente adaptar um mobiliário já existente para ser seu cloffice, evitando ter que gastar com móveis planejados.


- Você não precisa necessariamente "entrar" dentro de um cloffice como em alguns exemplos mais elaborados que postamos aqui, você pode apenas embutir a mesa com os objetos utilizados dentro do armário e deixar a cadeira de fora.

- Ao aproveitar armários prontos, cuidado com a iluminação. provavelmente você não tem luzes instaladas dentro do armário e a luz do ambiente estará atrás de você (seu corpo pode fazer sombra na sua mesa de trabalho/estudo). Nesses casos, utilize uma luminária de mesa para melhorar a iluminação.


- Tome cuidado com o conforto e ergonomia. Ao fazer o mobiliário ou escolher um pronto, atente-se a altura da bancada e a cadeira escolhida para não prejudicar sua postura e sua saúde física ao passar algumas horas por dia neste ambiente.


Gostou desse tema? Gostaria de ter um cloffice em casa ou prefere os tradicionais home offices expostos? Conta pra gente!

Ah, e se quiser o acompanhamento de um arquiteto durante todas as decisões de escolhas desse espaço tão importante, clique aqui e agende uma reunião conosco!