• Arquiteto Elimar do Carmo

Arquitetura é só para gente rica?

É bem comum ouvir pessoas falando: "Ah, arquitetura é só para gente rica!" ou então "Minha casa é tão simples, tão humilde, eu não preciso de um arquiteto!" Mas será que isso é verdade? A reposta é bem simples: NÃO! Tais afirmações não possuem nenhum tipo de fundamento dentro dos serviços de arquitetura.

O projeto arquitetônico não faz distinção do tamanho da obra ou do orçamento da mesma para executá-la. O intuito deste serviço é justamente se encaixar no valor que o cliente tem disponível para investir em sua obra. Ou seja, visa-se construir a melhor obra possível dentro do orçamento pré-estabelecido.

Quando há planejamento, economizamos tempo e material, havendo um melhor aproveitamento do dinheiro que se pretende aplicar. Porém, outros questionamentos podem surgir: "Nossa! Estou custando juntar dinheiro pra levantar a obra da minha casa e ainda terei mais um gasto? Quanto custa um projeto de arquitetura?"

Bem, o preço de um projeto arquitetônico não é fixo, ele pode variar bastante. Depende da demanda do cliente, do tamanho da obra, dos materiais usados, da quantidade de cômodos que se quer fazer em determinado espaço de terreno, entre diversos outros fatores.

Quanto menos complexo, peculiar, luxuoso e detalhado for o ambiente, menor serão as exigências a serem impostas ao arquiteto, o que resultará em menos trabalho, tempo, técnica e dedicação por parte do profissional. Consequentemente, mais barato o projeto de arquitetura ficará. Do contrário, a lógica é a mesma. Se o ambiente a ser construído tiver mais especifidades e for maior, mais trabalho será demandado, o que aumenta o custo para projetar a obra.

Vale ressaltar também que em uma obra menor e mais econômica, na qual se pretende gastar o menor valor possível, é onde o projeto arquitetônico mais se faz necessário. Pois para isso, é preciso planejar para melhor aproveitar o espaço e reduzir custos.


Confira também nosso vídeo sobre o tema no nosso canal do YouTube:


Ainda lhe resta alguma dúvida? Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em responder todas as suas dúvidas! E o que acha de ser acompanhado por um arquiteto em todas essas escolhas? Solicite seu orçamento para Projeto arquitetônico, Projeto de Interiores e Consultoria.

  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco